Franz Ferdinand

Franz Ferdinand

Franz Ferdinand é uma banda de quatro rapazes de Glasgow, Escócia. Formada em 2002, seus membros são: Alex Kapranos (vocal e guitarra), Bob Hardy (baixo), Nick McCarthy (guitarra base, teclado e vocal de apoio) e Paul Thomson (bateria, percussão e vocal de apoio). O nome da banda é uma alusão a Francisco Ferdinando, arquiduque austro-húngaro cujo assassinato desencadeou a Primeira Guerra Mundial, isso em 1914.

Essa banda possui muitas influências. Tanto a batida e o som grave do punk rock quanto alguns efeitos da música eletrônica estão presentes em suas composições. Por essa mistura bem sucedida, Franz Ferdinand consegue produzir um som original que tem atraído milhares de fãs pelo mundo. Seu primeiro álbum, intitulado “Franz Ferdinand” foi lançado em 2004, dois anos após a formação da banda. Ele contém os singles “Take Me Out”, “This Fire” e “The Dark of the Matinée”, responsáveis pelo estouro da banda no Reino Unido e consequente sucesso pelo mundo. O alarido provocado por esse álbum fez com que o mesmo fosse premiado, em 7 de setembro de 2004, com o Mercury Music Prize. “Take Me Out” logrou o primeiro lugar nas paradas de sucesso em vários países, o que ajudou muito na divulgação do grupo fora do Reino Unido, fenômeno que tirou Franz Ferdinand do cenário independente, colocando-o entre as grandes bandas de rock em atividade. Entretanto, o grupo não perdeu a originalidade e permaneceu arraigado ao estilo indie rock que o caracterizou desde o começo.

Álbum Franz Ferdinand (2004)

Em 2005 o grupo lançou seu segundo álbum, You Could Have So Much Better, o qual também foi bastante aclamado pelo público em geral e pela crítica. “Do You Want To” foi eleita pela crítica o melhor single do gênero de 2005. Enquanto isso “Fallen” e “Walk Away” logo chegaram aos top 15 das paradas britânicas, obtendo sucesso em outros países pouco tempo depois.

O último disco da banda, lançado em 2009, porém preparado desde 2007, chama-se “Tonight: Franz Ferdinand”. A influência da música eletrônica já é bem mais marcante nesse álbum, o qual logo após lançado já atingiu o 2º lugar no UK Album Chart e 9º na Billboard US 200.

Abaixo, caso você ainda não conheça, está o videoclipe de “Take Me Out” do primeiro álbum da banda, para que você dê uma olhada…

Caso tenha gostado da banda, clique aqui para baixar o cd Franz Ferdinand, de 2004, e virar um fã de carteirinha!

2 Responses to “Franz Ferdinand”


  1. 1 Régis Garcia 01/08/2010 às 14:08

    Franz foi uma banda que mudou minha vida, literalmente! Lembro da primeira vez que escutei Take me Out e me surpreendi com a possibilida

  2. 2 Régis Garcia 01/08/2010 às 14:14

    Franz foi uma banda que mudou minha vida, literalmente! Lembro da primeira vez que escutei “Take Me Out” e me surpreendi com a possibilidade de misturar os sons que eles misturavam, nada de termos técnicos absurdamente apurados, uma simplicidade compensada pela qualidade de cada pequeno arranjo no meio das composições dos caras. Por muito tempo o Franz foi a banda número 1 do meu carro com o “Tonight”. Só passou a dividir espaço depois de uns bons 6 meses, quando o El Cuarteto de Nos e o Phoenix entraram em minha vida! =D Mas tudo bem dividir esse espaço. Afinal, o Arctic Monkeys acabou tendo que dividir o terreno com o Franz também! Baita post pra lembrar uma baita banda, tchê! Abração!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: