O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger

     O Apanhador no Campo de Centeio (The Catcher in the Rye) é a obra-prima de Jerome David Salinger, escrita em 1945 e publicada em 1951. Holden Caulfield – protagonista e narrador da trama – é um jovem de 17 anos assumidamente mentiroso e covarde que narra os últimos acontecimentos de sua vida. A história toda gira em torno de sua expulsão do colégio e o temor do anúncio desta a seus pais. Jovem da alta sociedade nova-iorquina, Holden Caulfield não se encaixa no mundo onde está inserido. É recorrente ao longo de toda a obra a denúncia da decadência de valores, presente tanto nas escolas quanto nas cidades americanas do pós-guerra. “As pessoas sempre batem palmas pelas coisas erradas” diz Holden em uma passagem do livro. A reação do jovem diante dessa sociedade que o constrange, o oprime e o repugna é a frustração e a depressão. Do início ao fim da obra, o personagem principal mostra-se por vezes desequilibrado, sendo comum ele próprio se auto-intitular de maluco. O livro destaca-se pela linguagem coloquial e repleta de gírias da época, predominando o fluxo de consciência, onde o personagem-narrador fala o que pensa, deixando fluir seus pensamentos na escrita. Dessa forma, é comum o narrador pular de um assunto para o outro sem muita cerimônia, dando a impressão de que tudo que está sendo escrito é obra do acaso. Na realidade, essas digressões são propositais, de certa forma características da obra. Há, inclusive, um capítulo, no final do livro, no qual o autor utiliza-se de um diálogo entre Holden e um ex-professor para explicar o papel das digressões em sua narrativa.
     O Apanhador no Campo de Centeio é um livro importante pelo registro de uma época. É um livro que inquieta pela sua singularidade e que acaba fazendo com que o leitor, ao término da leitura, sinta a incômoda sensação de possuir muito de Holden Caulfield dentro de si.

J. D. Salinger
Sobre o autor: Jerome David Salinger nasceu em Nova York em 1º de Janeiro de 1919. É um dos mais importantes escritores norte-americanos do século XX. Seu romance mais conhecido é O Apanhador no Campo de Centeio, publicado em 1951. Frequentou escolas públicas e, depois, a academia militar. Estudou pouco tempo nas universidades de Nova York e Colúmbia, mesmo período em que começa a escrever contos – alguns publicados em periódicos norte-americanos. Prestou serviço militar entre 1942 e 1946, participando da II Guerra Mundial. Essa experiência viria a marcar toda a sua vida e obra. Com o fim da guerra, passou a colaborar com a revista The New Yorker. Em 1948 publica Um Dia Perfeito para o Peixe-Banana, livro elogiado pela crítica e sucesso de público. O Apanhador no Campo de Centeio é editado em 1951. A obra, que trata dos dramas cotidianos da juventude norte-americana, obtêm êxito imediato entre o público universitário, por sua linguagem coloquial e humorística e o jargão típico dos adolescentes. Devido à crescente exposição, Salinger torna-se recluso, indo viver no campo. A partir de então publica com menos frequência.

2 Responses to “O Apanhador no Campo de Centeio – J.D. Salinger”


  1. 1 André Darsie de Oliveira 04/05/2011 às 12:02

    Esqueceu de avisar que esse livro dá vontade de matar o John Lennon… Pelo menos foi o que o Mark David Chapman achou…

    Um dos melhores livros que já li na minha vida. Mas, na mesma lista figura O Guia do Mochileiro das Galáxias. É uma lista meio aleatória.

    • 2 Filipe de Pinho 05/05/2011 às 23:03

      Eu adorei esse livro, tá entre os meus favoritos! Tô louco pra ler o Guia do Mochileiro das Galáxias… de tanto que tu e o Carlos já me falaram sobre XD…

      Ler é muito bom né? Eu tô cada vez mais apaixonado pela leitura…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s





%d bloggers like this: